Entenda porque o marketing de conteúdo ainda é a “menina dos olhos” dos gestores e como entregar um conteúdo de valor ao seu público.
O marketing de conteúdo é a principal estratégia de atração e conversão na web. Não é à toa que o investimento em marketing digital e SEO vem crescendo ano após ano.
Conforme o relatório “The State of Marketing Budget and Strategy 2022”, desenvolvido pela Gartner, os orçamentos de marketing digital subiram de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022. Já a pesquisa global Marketing Investment Forecast 2022, realizada pela Forrester, aponta que até 2025 haverá um crescimento de cerca de 30% anos invesimentos em marketing.
Por isso, para as empresas que não querem ficar dependendo apenas da propagenda tradicional nas grandes mídias, da participação de feiras e eventos ou ações de relações públicas, o marketing de conteúdo merece atenção e investimento.
No entanto, mais do que simplesmente fazer marketing de conteúdo, é preciso construir uma estratégia baseada em valor. O que seu público busca? Quais as dores do seu cliente? São perguntas básicas que precisam ser respondidas para que o conteúdo seja, de fato, relevante.
Nesse sentido, produzir um bom conteúdo para atrair clientes requer um apanhado amplo de habilidades. Seja em texto, áudio ou vídeo, o fundamento principal está no conhecimento do ecossistema do inbound marketing.
E para ajudar você a produzir um conteúdo que brilhe aos olhos do seu público-alvo ao rolar as páginas do Google, vamos listar alguns pontos essenciais.
Confira!
O que caracteriza um bom conteúdo para atrair clientes?
Conteúdos relevantes são aqueles que, além de informar, resolvem problemas. Ou seja, seu lead tem um problema para o qual busca uma solução. E então ele vai para o Google em busca de respostas.
Aí, ao digitar a palavra-chave, se depara com uma lista infinita de resultados. Quase sempre acaba clicando nos primeiros resultados. E aqui temos um ponto importante: o que todo gestor de conteúdo busca é estar em primeiro lugar na pesquisa orgânica. Para isso, é necessário que o SEO esteja otimizado, que todas as regras do Google para conteúdos sejam respeitadas.
Mas, mais do que isso, é preciso estar atento ao que seu público irá encontrar quando abrir a página do blog ou ler o post da rede social. Isso significa que, mesmo que seu conteúdo seja bem ranqueado, nem sempre ele será relevante e de qualidade.
Portanto, para analisar o desempenho do marketing de conteúdo, as expectativas devem se basear numa melhoria contínua em três pilares: atração, conversão e retenção. Isso é possível através de narrativas consistentes, que atraiam e convertam leads porque eles se identificam com o que está sendo publicado. Porque o conteúdo entrega valor, aponta soluções, informa com propriedade e aprofundamento.
Em poucas palavras: conteúdos superficiais não convertem. Podem atrair, quando bem ranqueados, mas não são suficientes para reter clientes.
Como fazer um marketing de conteúdo eficiente?
Habilidades de redação, SEO, edição e análise de dados estão no topo da lista de recursos necessários ra produzir um bom conteúdo de marketing. E como princípio básico, está a habilidade de contar histórias.
Veja o vídeo: 7 habilidades de marketing de conteúdo que você precisa para ter sucesso
Assim, muitos especialistas e gestores acreditam que o marketing de conteúdo deve ter algo de jornalismo. Afinal, a compreensão do público e a forma de transmitir informação de modo útil que são inerentes a essa profissão contribuem muito para o marketing de conteúdo.
Isso sem contar que, assim como o jornalismo, o marketing é multicanais: o conteúdo pode ser utilizado em diferentes canais como:
- Blog
- Redes Sociais
- Email marketing
No entanto, a utilização correta de cada formato depende da definição e do conhecimento do público e das personas. Isso serve para que o conteúdo produzido seja entregue exatamente para quem busca por ele. Dessa forma, a estratégia se torna mais eficiente.
Vejamos a seguir alguns pontos-chave para que seu conteúdo seja estratégico, eficiente e entregue valor ao público:
Foque no cliente e não no produto
Aqui, a experiência do cliente ao ter contato com sua marca é o que realmente importa. Por isso, desvie o foco do produto – isso quem faz é a publicidade.
No marketing de conteúdo o foco deve estar no cliente, no lead que você quer converter. Fale de assuntos que tenham a ver com as diferentes personas que se interessam pelo produto, mas sem fazer apologia direta ao consumo (isso, claro, quando se tratar de conteúdos de topo e meio de funil).
Um marketing de conteúdo eficaz parte da ideia de responder ao cliente o que ele quer saber, e não o que você quer que ele saiba.
Além de informação, entregue soluções
Bons conteúdos são aqueles que, além de informar, tiram dúvidas, são úteis e proporcionam uma experiência positiva. Afinal, quando temos uma necessidade, buscamos respostas ou queremos entender melhor um assunto, onde costumamos buscar? Isso mesmo, na internet!
Lembre-se sempre: você também é um consumidor! Então, coloque-se no lugar de cliente e produza conteúdo que você gostaria de consumir. Não necessariamente seus interesses serão os mesmos das suas personas, mas aqui falamos de algo que inclui informações completas, boa escrita, apontamento de soluções.
É assim que você ajuda seu cliente e, consequentemente, nutre seus leads. Isso aproxima empresa e consumidor, levando à fidelização da marca.
Produza conteúdo evergreen (não factual)
Conteúdo evergreen são materias com informações que não perdem a validade. Ou seja, não são factuais, como notícias, por exemplo.
Por isso, no marketing de conteúdo os materias publicados, sobretudo, num blog não devem perder a validade. E, sempre que possível, precisam receber atualizações. Assim, o conteúdo poderá atrair visitantes para o site durante muito tempo. E quanto mais acessos, melhor o ranqueamento e maior a autoridade de domínio.
Produza conteúdo para diferentes tipos de clientes
Ainda que seu produto ou sua marca seja algo em comum entre seus clientes, eles não são iguais. Nem todos possuem as mesmas necessidades e interesses, e por isso é importante estudar esse público e criar diferentes personas. A partir delas, é possível criar conteúdos de diferentes tipos, que possam interessar diferentes clientes.
Essa é uma forma eficaz de gerar mais leads, pois torna seu marketing de conteúdo mais diverso e amplo.
Mantenha a constância
Muito se fala em manter um planejamento e uma programação das publicações. E este é, realmente, um fator importante para quem faz marketing de conteúdo. Afinal, ter uma constância da produção e publicação mantém seu site sempre ativo, disputando um bom ranqueamento orgânico. Além de manter seu público informado e gerar diálogos com os consumidores, a constância demonstra conhecimento e autoridade no assunto.
Invista tempo para fazer um bom trabalho
Acima de tudo, marketing de conteúdo está baseado em estudo, análise e conhecimento. E para isso, é necessário investir tempo para compreender a dinâmica das estratégias, até chegar ao conteúdo de excelência.
Portanto, se você quer alavancar sua empresa e fortalecer a presença digital da marca, não exite em investir tempo para produzir conteúdos que encantem sua base e mantenham por perto aqueles clientes mais antigos.
Compartilhe seu conhecimento o máximo possível e, quanto mais você fizer, maior será o retorno das suas ações e criações.
Por Kélen Oliveira: Jornalista e pós-graduada em gestão estratégica em marketing digital, comunicação organizacional e negócio.