Saiba mais sobre os formatos de anúncios do Google Ads e veja o que melhor se enquadra na sua estratégia de marketing.
O Google Ads é uma ferramenta bastante conhecida. Inicialmente denominada Google Adwords, a solução foi sendo modificada e aprimorada ao longo dos anos. Assim, novos formatos de anúncios foram sendo criados para além da tradicional Rede de Display.
Atualmente, essa é a maior plataforma de publicidade online existente. Através do Google Ads é possível anunciar para um público bastante variado. Além disso, os diferentes formatos permitem uma segmentação mais afinada, voltada para públicos bem específicos.
Neste artigo, vamos conhecer cada um dos 9 formatos de anúncios disponíveis no Google Ads e como cada um pode ser aplicado, dependendo do tipo de negócio.
Quais os 9 formatos de anúncios do Google Ads?
Seja qual for o formato, as ações de marketing no Google Ads iniciam a partir de uma meta e uma campanha na rede escolhida. Cada campanha varia de acordo com a estratégia de marketing que foi desenhada. Além, é claro, do orçamento disponível e do tempo dedicado para a ação.
A seguir, vamos mostrar o objetivo de cada formato para que você descubra qual se alinha mais à sua estratégia. Lembrando que é possível lançar diferentes campanhas simultaneamente!
1. Rede de Pesquisa
Anúncios na Rede de Pesquisa são aqueles que aparecem nos resultados da busca do Google em forma de links patrocinados. Geralmente são vistos no topo, com a indicação de ‘Anúncio’.
Os resultados são exibidos quando o usuário pesquisa por um produto ou termo. Por exemplo, ao pesquisar “sapato” aparecem anúncios de lojas de calçados. Possui uma segmentação bastante específica, alcançando pessoas que buscam o que você anuncia.
Sua configuração é fácil, e a campanha é feita através de anúncios de texto com escolha de palavras-chave.
Indicação: as campanhas na rede de pesquisa são utilizadas para impulsionar vendas e atrair leads.
2. Rede de Display
Diferente dos anúncios da rede de pesquisa, que aparecem na busca por palavras-chave na página principal do Google, os anúncios da Rede de Display são publicados em uma rede de sites parceiros. Isso inclui aplicativos de celular e outros canais digitais, como o YouTube.
São milhões de sites onde é possível alcançar um público-alvo relevante através de anúncios de destaque. Desse modo, é possível expandir o alcance da empresa e manter uma visibilidade satisfatória.
Além disso, a rede de display permite segmentar anúncios e exibi-los para os usuários que acessaram seu aplicativo ou site em algum momento.
Indicação: campanhas da Rede de Display são indicadas para diferentes estágios do funil de vendas:
- atração de leads através de CTAs visualmente atraentes;
- conhecimento, com anúncios impactantes;
- consideração, fazendo as pessoas terem interesse no seu produto ou serviço.
Também funcionam muito bem para acompanhar as métricas de visitantes do seu site e anúncios.
3. Anúncios do YouTube
São anúncios em formato de vídeo, publicados no YouTube e em sites parceiros. Esse tipo de anúncio é bastante utilizado para fortalecimento da marca. Afinal, o YouTube é o segundo maior buscador de informações do mundo, ficando atrás apenas do Google.
Ao todo, são seis tipos de campanha de vídeo que podem ser criadas:
- Campanha de ação em vídeo;
- Campanha de vídeo personalizada;
- Campanhas de alcance de vídeo;
- Out-stream;
- Anúncios em vídeo In-feed e in-stream puláveis;
- Sequência de anúncios.
Indicação: campanhas de vídeo podem ser utilizadas para reconhecimento e consideração da marca, conversão de leads, expandir o alcance da empresa e para segmentação de dados.
4. Google Shopping
O Google Shopping é uma vitrine de anúncios bastante eficiente para empresas que atuam no e-commerce. Este formato de anúncios aparece na página principal do buscador do Google. São mais visuais que os links patrocinados, porque incluem informações adicionais, como fotos do produto, preço e nome da loja.
Indicação: anúncios do Google Shopping costumam ser indicados para o marketing de empresas do varejo, aumentando a taxa de conversão de leads e promovendo aumento nas vendas. O recurso também auxilia na promoção de lojas numa localização próxima.
5. Anúncios Discovery
Os anúncios Discovery utilizam indicadores de intenção do cliente e do público-alvo do Google. Assim, oferecem conteúdos focados nos interesses do usuário.
Veiculados no YouTube e nas abas Promoções e Social do Gmail, as campanhas Discovery alcança até 3 bilhões de usuários nos feeds do Google.
É um formato bastante eficiente para divulgar a marca e incentivar a compra, pois são facilmente encontrados pelos potenciais consumidores. Esse formato de anúncios costuma ter um apelo bem visual.
Indicação: gerar engajamento e conversões em larga escala.
6. Anúncios Smart (campanhas inteligentes)
Os anúncios Smart, também conhecidos como campanhas inteligentes, são exibidos automaticamente aos potenciais clientes na pesquisa do Google, no Google Maps, no Youtube, Gmail e em sites parceiros.
É possível criar várias campanhas inteligentes para produtos diferentes, especificando orçamentos e palavras-chave relacionadas para cada anúncio. Desse modo, ao inserir suas informações comerciais e criar alguns anúncios, o Google encontra a segmentação mais adequada ao seu perfil.
Indicação: é o tipo de campanha indicada para quem deseja economizar tempo e busca um maior retorno sobre o investimento. É eficaz na geração de leads e vendas.
7. Campanhas locais
As campanhas locais são utilizadas para atrair clientes para lojas físicas. Assim, os anúncios são otimizados de modo automático para serem exibidos na Rede de Pesquisa, Rede de Display, no Google Maps e no Youtube.
Indicação: os anúncios de campanhas locais servem para promover vendas presenciais e levar os consumidores até uma loja física. Dessa forma, são eficientes para promoções e ofertas. Um bom exemplo de aplicação desse tipo de campanha são os anúncios de Black Friday, que contam com ações promoções durante um período determinado.
8. Campanhas para apps
Tipo de campanha direcionada para aplicativos, com o objetivo de atrair novos usuários e aumentar as vendas.
Através de informações do app, os anúncios são otimizados automaticamente para aparecer na Pesquisa, no Google Play, Youtube, Discover e em milhões de sites e aplicativos parceiros.
Indicação: divulgação de apps, gerando mais downloads e engajamento em dispositivos móveis.
9. Campanhas de maior desempenho
Campanhas de maior desempenho são um novo formato de anúncios com base em metas. Esta ferramenta permite aos anunciantes acessar todo o inventário do Google Ads em uma única campanha.
Através de lances inteligentes, o recurso aumenta a performance da campanha com base em metas de conversão especificadas. Dessa forma, são capazes gerar mais conversões de modo otimizado em todos os canais.
Indicação: atrair novos segmentos de público e aumentar a conversão de leads com um orçamento otimizado.
Quais as vantagens de anunciar no Google Ads?
Todo mês, mais de 160 bilhões de pesquisas são realizadas no Google. Esse número de pessoas “circulando” na rede já mostra a grande vantagem de anunciar no Google Ads.
Além disso, usuários de internet são mais propensos a clicar em anúncios do Google do que em quaisquer outros mecanismos de pesquisa.
Vale citar ainda que a taxa de conversão gerada pelos anúncios de Google Ads é 50% maior que o resultado da pesquisa orgânica, conforme dados da Power Traffick.
E para quem investe em campanhas de anúncios pagos, o ROI médio é de 200%, o que demonstra o quanto vale a pena investir nesse tipo de estratégia de marketing.
Agora que você já conhece os formatos de anúncios do Google Ads, entre em contato e veja como a Santo Conteúdo pode ajudar a escolher qual q melhor estratégia para marketing da sua empresa!