Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é a metodologia de marketing que mais cresce no mundo atualmente. Surgiu a partir da queda de percepção de valor da publicidade por parte dos consumidores e por causa dos altos custos de produção apontados pelos anunciantes. A mensagem publicitária, sempre muito cara, ganhou altos índices de descrédito por parte da audiência.

Com as mensagens publicitárias saindo caras e em baixa junto aos consumidores e com as inovações da web 2.0, uma revolução no mercado da comunicação e marketing ganhou evidência. Surgiu então o marketing de conteúdo, unido mais veracidade e utilidade na forma de comunicar e mais foco no objetivo das empresas anunciantes, com mais possibilidades de provar o retorno dos investimentos – bem mais baixos que a indústria publicitária.

Apesar de ganhar notoriedade desde 2010 nos EUA, o Marketing de Conteúdo já existe desde os primórdios da comunicação de marketing. A empresa francesa Michelin publica um guia anual de hotéis e restaurantes a mais de um século. A publicação acabou virando motivo de disputa entre os estabelecimentos do setor hoteleiro e gastronômico. Todos querem ganhar a melhor pontuação. Isso acabou dando ainda mais visibilidade para o guia anual Michelin e para a marca da empresa.

O Marketing de Conteúdo como ferramenta de solução de problemas de marketing

Hoje o Marketing de Conteúdo é a considerada a melhor forma de ganhar visibilidade e valor de marca e resolver demandas específicas de marketing, como captar clientes, aumentar vendas, explicar problemas pontuais dos clientes, fidelizar clientes, lançar produtos, comunicar para um nicho de público alvo, além de outras disciplinas do marketing, como comunicação para a sustentabilidade e responsabilidade social por exemplo.

Além de ser utilizado para resolver diferentes problemas de marketing e planejamento, o Marketing de Conteúdo se utiliza de uma diversidade de ferramentas, que são escolhidas de acordo com o perfil do público alvo. Se o público da sua empresa está se relacionando no Facebook, você precisa criar conteúdos interessantes para publicar nessa plataforma. Para atingir os internautas que buscam informações no Google – mais de 90% do público que acessa a internet hoje – você precisa atualizar o blog da sua marca com frequência. Se você quer passar uma mensagem de impacto e em pouco tempo, pode fazer vídeos para publicar no youtube. Se o seu público nem sempre acessa a internet, pode produzir um boletim informativo ou uma revista impressa. Se o seu público adora sites e aplicativos, você precisa desenvolver essas plataformas.

A estratégia em Marketing de Conteúdo: da utilidade ao entretenimento

Então sua empresa pode resolver problemas específicos de marketing e planejamento com Marketing de Conteúdo. Para isso pode utilizar de vários formatos como publicações no Facebook, Twitter, Instagram, linkedin, publicações em um blog, assinatura de newsletter no site, desenvolvimento de hot sites e aplicativos ou até publicações impressas como revistas, boletins informativos, manuais de utilidade e relatórios. Mas sobre a estratégia, como deve ser? O conteúdo propriamente dito deve estar de acordo com o perfil do seu público alvo, mas a estratégia é livre para a utilização da criatividade e de quais os valores e conceitos você quer passar para o seu público de interesse. Como você quer prender o interesse deles.

Um exemplo bem hipotético: assim como você pode fazer uma publicação em blog falando detalhes dos seus produtos e serviços ou explicando a filosofia de negócios da empresa, você também pode produzir um guia com as melhores cafeterias da cidade, desde que o seu público de interesse seja grande apreciador de cafezinho e essa estratégia funcione para prender a atenção dessas pessoas. Voltando para o exemplo do guia anual da Michelin, o foco da publicação da empresa francesa, que é fabricante de pneus, são hotéis e restaurantes. Mas o qual é a relação entre pneus e hotéis e restaurantes? A empresa criou o guia porque os consumidores e clientes precisam rodar de carro para ir até hotéis e restaurantes. É nesse momento de férias e lazer que os pneus precisam ser revisados. Essa é a lógica, ou seja, a estratégia não precisa ter relação direta com os produtos e serviços da sua empresa. Entreter pode dar mais resultado em um determinado momento.

É claro que investimento de produção e tempo também pesam na hora de decidir quais estratégias utilizar para atingir consumidores e clientes. Outro fator importante é a sua maturidade em ações de marketing. Nem sempre uma ação é simples como parece ser. Sendo assim, se você ainda acredita que tudo no marketing é simples e imediatista, a custos muito baixos, é preciso avaliar se o guia de cafezinho é a ação correta para o momento do marketing da sua empresa.

Marketing de Conteúdo e o foco nos resultados almejados

Com a variedade de ferramentas e informações acessíveis na web 2.0 e também a capacitação dos profissionais de comunicação e marketing digital, medir o resultado das suas ações de marketing de conteúdo fica mais facilitado. Hoje é fácil saber quantas pessoas foram alcançadas e clicaram em um post. Quantas leram o seu e-mail marketing ou newsletter, quantos acessos o seu site e/ou blog obteve. Com as informações você pode ir ajustando suas decisões de marketing e construindo um relacionamento cada fez mais próximo do seu público, independente do tamanho da sua empresa. Aqui é importante entender que você precisa de uma equipe para produzir e publicar e também para colher os dados e analisar as informações. Dispor de uma pessoa para criar as estratégias, desenvolver os textos, criar artes, colher dados e analisar informações é praticamente inviável.

Acertando orçamento e uma equipe que possa criar estratégias, publicar e analisar dados, o resto é seguir o caminho da jornada do marketing da sua empresa, sempre com base em métricas, como visibilidade da sua marca, aumento de vendas, retenção de clientes, entre outros. Com um trabalho série e comprometido, com certeza você vai colher bons resultados.

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