Vá além com seus clientes – Conheça a automação de conteúdo no marketing digital

A automação de conteúdo é uma extensão do marketing digital. Ela potencializa o seu marketing online, com a união da tecnologia e uma comunicação mais pessoal. A automação de conteúdo é mais uma ferramenta que possibilita o aumento de vendas da sua empresa. Vamos aprofundar esse assunto? Confira neste post como essa prática pode fazer com que você vá além no relacionamento com os seus clientes, rumo ao tão sonhado aumento de vendas.

A percepção que o cliente tem do seu negócio depende de todas as vezes que você interage com ele. A automação de conteúdo de marketing consiste em rastrear os melhores leads que estão seguindo sua empresa nos canais de comunicação que ela atua. Após a identificação dos leads é o momento de criar um fluxo de informações relevantes para esse grupo de consumidores em potencial. Fluxo pronto de informações pronto, com foco na etapa da jornada de compra desses consumidores, vem a programação da automação de fato. E por último, depois de todo o fluxo enviado, a análise de métricas. Há ferramentas que possibilitam que você programe todo o envio do conteúdo da sua empresa, entre e-mails e redes sociais, tudo em um lugar só. Aqui na STO Conteúdo nós usamos o RD Station.

Rastrear

O primeiro passo é identificar todos os canais de comunicação entre o seu negócio e os clientes em potencial (leads). Aqui entra o seu site, blog, redes sociais e contatos, como e-mail. A partir disso, conhecendo o seu cliente e criando uma ou mais personas, você saberá dos seus anseios e como saná-los. Administrar tudo em uma plataforma, como o RD Station, lhe poupa tempo e permite que você customize o conteúdo que essa persona receberá, qualificando os leads de maior potencial no processo de vendas até a compra.

Programar Fluxos de Automação de Conteúdo

Tendo o conteúdo certo e de qualidade para o seu lead, é hora de programar um fluxo de automação de conteúdo para as redes sociais e e-mail marketing. Você pode criar o conteúdo das suas redes sociais para a semana inteira e não se preocupar com a hora que tem que postar, pois a plataforma faz isso para você automaticamente. Uma ferramenta importante no processo de vendas é o e-mail marketing, o qual também pode entrar nesse processo. Além disso, você pode investir em mídia paga, como Google Adwords e Facebook Ads pela automação de marketing.

Analisar

Esse é um ponto muito importante da automação de marketing digital e o seu maior diferencial. A plataforma de automação que você utilizar pode gerar relatórios de todas as ações, seja de anúncios ou de conteúdos no site, blog, e-mail e mídias sociais. Esses relatórios vão desde números de cliques, visualizações, taxa de abertura de e-mails e muito mais. A partir deles você saberá se as suas ações estão dando certo ou não, possibilitando que você siga no caminho ou mude para uma rota mais assertiva.
A automação de conteúdo no marketing digital permite resultados em vendas mais claros e rápidos, podendo ser mensurados em cada ação de marketing. Uma maneira de ter resultados ainda melhores é produzir o conteúdo da sua empresa dentro da metodologia Inbound Marketing, que basicamente consiste em acompanhar e educar o cliente sobre o seu negócio. Quer saber mais veja o nosso post O foco do Inbound Marketing é fechar negócios. Entenda os diferenciais!

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