Segmentação de conteúdo: a chave do sucesso para a loja online

Um grande desafio na era dos clientes é atraí-los para o seu negócio. Hoje o que caracteriza o comércio – seja online, seja físico – é que os consumidores não desejam ser interrompidos com uma propaganda que venda diretamente produtos. Isto acontece, pois estes não querem ser convencidos que precisam de determinado item para eles serem felizes ou estarem realizados. Pelo contrário, o usuário espera definir como vai gastar o seu tempo disponível. Portanto, realizar somente a boa e velha estratégia de oferta de produtos não resulta boas consequências para sua loja virtual.

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A chave para aproximar compradores é ser visto. E como isso ocorre? Você precisa ter em mente que quando o potencial cliente tem uma dúvida ou uma curiosidade, ele vai buscar soluções para ela. Ele vai acessar um motor de buscas – o Google – e vai colocar palavras-chave para resolver a sua questão. Neste momento, ele pode chegar até o seu e-commerce, se você produzir conteúdo de valor. Você não vai deixar de vender os seus produtos, mas vai criar informações que agreguem à vida do consumidor e o ajudem a resolver as questões dele. Construir um relacionamento concreto com os potenciais clientes fará que a sua marca seja lembrada. Provavelmente, quando o potencial cliente precisar do seu produto você será a primeira opção de escolha.

Você sabe quem é o cliente de sua loja online?

Antes de começar o conteúdo que esteja de acordo com seu negócio virtual, você precisa descobrir o seu público específico. É necessário ter clareza que você não venderá para todas as pessoas. Apostar em um nicho de pessoas trará maiores benefícios e menos custos ao seu negócio.

Se você ainda não sabe qual o perfil deste potencial cliente comece a fazer pesquisas! Não limite-se apenas em ter o nome, sexo e profissão da sua persona. Foque no que ela procura, como o seu produto se relaciona com ela e pode ajudá-la. A partir disso, o conteúdo não vai focar apenas nas vendas, mas sim na atração. O seu cliente vai encontrar uma marca que entenda o que os gostos dele, hobbies dele e as necessidades dele. Com isso, você começa a atrair a atenção dos consumidores. Para isso, uma boa solução para ser encontrado pelos clientes é produzir conteúdo segmentado para o seu público.

Segmentação: caminho do sucesso

Definida a sua persona, a tática para atraí-la é apostar na segmentação, ou seja, separar os seus potenciais clientes em diferentes grupos conforme:

  • As suas características;
  • As suas necessidades;
  • Os seus gostos;
  • E os seus hábitos de consumo.

A partir disso, a segmentação de conteúdo cria condições favoráveis para sua loja virtual atrair o seu potencial cliente. Além de a sua empresa conseguir planejar conteúdos específicos para cada tipo de persona, esta estratégia consegue determinar como vai ocorrer o relacionamento com o cliente, a linguagem que você vai usar com ele, os canais a serem explorados para o diálogo.

Quanto melhor a sua comunicação com o seu potencial cliente, melhor será o seu relacionamento com ele.

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