O que devemos aprender sobre planejamento de marketing com Renan Dalzotto, técnico da Seleção Brasileira de Vôlei.

O RD Summit 2017 trouxe o técnico da Seleção Brasileira de Volei, Renan Dal Zotto, para ensinar sobre planejamento de marketing. Além da carreira vitoriosa nas quadras Renan também é empreendedor. Está à frente da Par Mais, empresa que presta serviços financeiros, com sede em Florianópolis e filial em São Paulo. Para empreendedores e gestores que buscam incansavelmente uma jornada de sucesso, Renan Dal Zotto nos traz algumas boas lições de marketing.

Foto: Thales Barreto/ Santo Conteúdo

Pode parecer básico dizer que é importante saber onde se quer chegar, como sua empresa vai fazer para chegar e quando pretende dar como realizada a meta. Renan conta que a Seleção Brasileira de Vôlei começou a ascender no cenário esportivo mundial quando o técnico Bebeto de Freitas começou a fazer um planejamento estratégico no time. Postura inédita na época resultou na transformação do voleibol brasileiro.

A meta do técnico se concretizou, mesmo com o estranhamento inicial por parte dos próprios jogadores, o treinador definiu como objetivo ganhar uma medalha em 1984. Neste ano a equipe foi para a disputa da  a final Olímpica em Los Angeles. “É muito importante seguir suas convicções, deixar claro onde você está e onde você quer chegar, ter um plano de vôo muito claro”, diz Renan. “Não garante que você vai acrescentar 100% do objetivo, mas com certeza você vai chegar bem próximo”, acrescenta.

Como chegar lá: A tecnologia como aliada para identificar problemas

A tomada de decisão é uma etapa fundamental na jornada pela busca de objetivos de marketing para empresas de todos os setores. Os pequenos empreendedores normalmente estão preocupados em executar ações, sem parar para avaliar o que está sendo feito e como está sendo feito. Renan Dal Zotto conta que identificou que um atleta foi muito mal em um jogo. E analisando os números e comparando com os demais atletas viu que esse atleta estava dando menos saltos do que o normal já no aquecimento.

Com essa informação ele conseguiu identificar que o problema começou antes do jogo e usou-a para conversar com o atleta e entender melhor o problema. A tecnologia possibilita ao empreendedor colher dados e avaliar o que está acontecendo. Dessa forma é possível identificar problemas e promover uma mudança de comportamento. E isso faz uma enorme diferença no Como Chegar Lá do seu planejamento de marketing.

Utilize o erro em favor da sua empresa

Se você quer conduzir sua empresa ao sucesso, precisa aprender a utilizar o erro a seu favor. É muito comum o pequeno empresário associar o erro a perda de tempo e retrabalho. É claro que esses pontos precisam ser observados, mas usar o erro como método para melhorar o processo é um comportamento de campeões, segunda Renan.

“Os maiores atletas que surgiram na história do esporte mundial são pessoas que lidam muito bem com o erro”, conta ele. A dica para os empresários que passam dias sofrendo por causa de um erro específico ou pensando que as coisas estão erradas é parar, respirar e começar a focar nos acertos.

“Se você for ver os melhores atletas da história, eles mais perderam do que ganharam”, diz. É preciso focar na forma adequada de trabalhar. Não fique sofrendo pelos erros. Use os pontos que não estão tão bem executados para melhorar constantemente seu processo. Não idealize um ponto de conforto, acreditando que tudo tem que dar certo como está, siga trabalhando e melhorando a forma como você e sua equipe fazem as coisas constantemente.

Conclusões sobre a palestra do Técnico da Seleção Brasileira, Renan Dal Zotto, no RD SUmmit 2017

É muito importante você definir onde você quer chegar e quando você quer chegar. Mas nada vai funcionar bem se você não definir como você vai concretizar a meta. Você vai fazer ações digitais, porque o digital é a onda da inovação empresarial e tudo é assim agora, tá ok. Mas isso ainda não é o como você vai chegar lá. Revise a forma como você conduz a operação no dia-a-dia e dê abertura para melhorar o processo. Renan Dal Zotto mostrou em sua palestra um gráfico com todos os seus momentos de vida, destacando a importância da análise de dados, das informações.

O trabalho é constante e você também faz parte desse contexto. Para um atleta ter bons resultados, o treinamento continuado é indispensável.E isso vale também para a área empresarial. Não fique esperando crescer da noite para o dia ou olhando para os erros, delegando culpa aos outros. Promova a união da sua equipe. Deixe claro para todos onde, como e quando você quer chegar lá. Não fique esperando acontecer, isso não funciona, utilize o erro a seu favor e busque o seu objetivo diariamente.

https://www.facebook.com/sto.conteudo/videos/1749521465341701/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.