Por que criar um site em WordPress é mais econômico?

Por Fernanda Peña e Rogério do Espírito Santo

Você sabia que o WordPress é a plataforma mais econômica para a criação de sites disponível atualmente? Você consegue criar um blog, site ou e-commerce com um custo menor. Além de ser mais acessível, o WordPress mantém a mesma qualidade e eficiência de uma programação em HTML, graças às possibilidades de customização da plataforma.

Neste artigo, vamos contar para você por que criar um site nessa plataforma é a melhor opção de custo-benefício se você quer desenvolver uma página na internet  sem precisar desembolsar muito dinheiro. Vamos lá? 🙂

Site em WordPress X Site em HTML

As diferenças entre criar um site no WordPress e em HTML são bem específicas, mas podem influenciar diretamente no seu bolso. Enquanto uma página desenvolvida em HTML você precisa contratar programadores front end e back end, designer gráfico e manutenção, com um site criado em WordPress você consegue fazer um investimento menor, sendo necessário um especialista na plataforma para todo o processo de desenvolvimento. A manutenção é mais barata e mais rápida. Para colocar o site no ar, assim como com qualquer página, é necessário um domínio e um plano de hospedagem. A ferramenta WordPress permite que você desenvolva um site com design profissional sem precisar realizar um alto investimento financeiro.

Site com sistema livre e aberto de gestão de conteúdo

O WordPress é uma plataforma muito simples e intuitiva. Um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo. Isso significa que um especialista no sistema ou mesmo uma pessoa autodidata pode desenvolver sites, blogs e até mesmo um e-commerce, seguindo as possibilidades de personalização oferecidas. Para as empresas que querem ir além, com produtos mais específicos e personalizações mais detalhadas, nesse caso, sim, é possível contar com programadores. O desenvolvimento com programação é facilitado porque o WordPress é código aberto. Qualquer programador que conheça o WordPress tem acesso aos códigos de programação, sendo possível usar o sistema para criações mais exclusivas. O produto final não fica na dependência do programador que criou o site. Caso seja necessário fazer atualizações ou manutenção com outro profissional, por causa dessa característica de código aberto, isso não é um obstáculo, pois outro profissional que conhece a plataforma pode executar tarefas sem conhecer o site ou o desenvolvimento anterior. Isso facilita para as empresas que precisam fazer atualizações com mais agilidade, sem perder a qualidade.    

Temas gratuitos e pagos para o seu site

Embora existam os temas pagos, também existem diversos temas gratuitos oferecidos pelo WordPress no Diretório de Temas. Você pode escolher o template que mais combina com o seu negócio para desenvolver um site e adaptar facilmente a sua página. Qualquer alteração que você precisar fazer pode ser feita sem grandes dificuldades. Você não precisa contratar um designer gráfico para cuidar disso para você, o que garante economia de investimento e um trabalho mais ágil.

Outra coisa interessante é que todos os temas disponíveis são responsivos. Ou seja, se ajustam automaticamente as dimensões dos dispositivos móveis. Essa característica também gera economia, pois desenvolver um site para desktop, não significa que esse mesmo produto vai ter boa navegação nos celulares. Normalmente é preciso ajustes ou até mesmo desenvolver uma versão do mesmo site especificamente para o acesso mobile. E isso tem custo.

Plugins para funcionalidades web específicas

Os plugins vão ajudar muito você a desenvolver o site que a sua empresa precisa. O WordPress oferece diversas aplicações pagas e gratuitas para você adicionar a sua página, agregando funcionalidades importantes, sem precisar desenvolver, programar.

Por exemplo, se o seu site precisa de um formulário de contatos para que as pessoas enviem e-mails para sua empresa. Com os plugins do WordPress você consegue resolver isso. Basta que você instale um plugin específico de contato ao seu site e pronto. O que levaria semanas e um custo maior para você resolver, com os recursos oferecidos pela plataforma você consegue solucionar em alguns minutos, gastando pouco ou quase nada!

Desenvolvimento web de forma simples, prática e mais econômico

O desenvolvimento, atualizações e manutenção de sites, blogs e e-commerces pode ser caro. É preciso também dizer que, se o planejamento e execução do projeto não for bem definido, com uma boa comunicação e entendimento do que se deseja como produto final, mesmo com um investimento significativo, o produto web pode não apresentar bom resultado.

Isso devido ao nível de conhecimento e forma de trabalho do desenvolvedor e design. Para fazer um site de qualidade é preciso ter bem ajustado o briefing e também que profissionais da web e empresa falem claramente sobre as expectativas com relação ao site que se quer colocar no ar. Parece óbvio e simples, mas mesmo assim, é preciso tomar cuidado, pois nem sempre as coisas saem como se gostaria.

No caso do desenvolvimento WordPress, esses problemas de briefing e definição de expectativas são bem mais simplificados, pois os templates pagos e gratuitos já dão direcionamento ao desenvolvimento. Começa aí a vantagem de usar o WordPress. 

O desenvolvimento pode ser significativamente mais barato para as empresas que buscam um produto web de qualidade com baixo custo, quando comparado a outras forma de desenvolvimento. Com o WordPress é possível criar um site empresarial dispensando os serviços de programadores front end e back end. Dois profissionais que custam caro. Também é possível dispensar os serviços de um design especialista em experiência do usuário. Isso porque os templates já estão prontos e desenvolvidos observando esses conhecimentos. 

Sendo assim, para as empresas que querem o melhor custo/benefício possível é necessário um especialista na plataforma WordPress para o desenvolvimento de um site, mais a contratação de domínio e plano de hospedagem.

Para as empresas que querem produtos com personalização mais detalhadas e exclusivas, o desenvolvimento na plataforma WordPress é facilitado, pois o sistema é de código aberto, facilitando a vida dos programadores, que podem desenvolver a partir de um tema já pronto, fazendo aperfeiçoamento e customizações ou mesmo fazer um tema do zero, utilizando as diretrizes e benefícios do WordPress.

Portanto, sendo para empresas iniciantes ou já consolidadas, o desenvolvimento em WordPress apresenta custo menor e vantagens, tanto para o alcance do produto final almejado como para a obtenção dos resultados positivos com estratégias no ambiente digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.