O que sua empresa precisa para conquistar mais clientes?

Ao pensar nas práticas para conquistar mais clientes para a sua empresa, provavelmente você pense em fazer propaganda convencional, como anúncios e folders, ou uma promoção ofertando um belo desconto. O que vamos lhe dizer nesse post vai abrir os seus horizontes no que tange em realmente conquistar novos clientes e manter um relacionamento com eles, indo muito além de uma possível simples atração de visitantes curiosos.

Invista no Inbound Marketing

A metodologia Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais adeptos por sua efetividade e alta capacidade de obter resultados concretos. Ou seja, você traça uma estratégia com metas numéricas, põe o seu plano em prática e avalia as métricas geradas através de relatórios.

O grande diferencial do Inbound Marketing para a propaganda convencional é que você pode identificar quem está realmente interessado em seu produto ou serviço, tudo através da web. Sabe aquele consumidor que utiliza um site de busca para tirar todas as dúvidas? Você pode fisgar ele como visitante, converter em lead e seguir processo Inbound até que ele vire seu cliente.

Conquiste mais clientes

Como diz a nossa agência parceira, Resultados Digitais, “para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa de um site para recebê-los”. Isso mesmo. Não importa o tamanho da sua empresa, a presença na web traz diversos benefícios e pode ser o primeiro contato do seu futuro cliente com a sua empresa.

Pensando sobre o caminho de tornar visitantes em leads, e leads em clientes, você vai precisar de uma série de iniciativas para fazer com que o possível cliente trilhe o caminho que você deseja. Este caminho no Inbound Marketing é chamado de funil de vendas, em que há esses processos: atrair consumidores, converter em leads, relacionar com eles, converter em clientes, avaliar todo o processo.

Etapas do funil de vendas

Atrair

Este é o topo do funil de vendas. A fase inicial quando o potencial cliente está procurando por uma solução para o problema. Neste momento o potencial cliente será levado ao seu site através de estratégias como o blog, SEO e mídias sociais.

Aqui ele deve obter o máximo de informações possíveis para entender o seu real problema e como ele pode fazer para solucioná-lo. O seu potencial cliente será educado quanto ao seu negócio até ele ter certeza de que a sua empresa é a melhor solução para ele.

Converter em leads

Este é o meio do funil de vendas. Nesta fase o cliente já foi atraído para o seu site. Agora é o momento de converter para lead. Para tanto você colher alguns dados importantes sobre ele, para que você possa se relacionar com esse cliente de forma mais pessoal e objetiva, como o envio de um e-mail com o nome dele para que ele confira outras informações sobre a sua empresa.

Para conseguir esses dados, você terá que oferecer algo de alto valor informativo em troca, como um e-book, whitepaper, entre outros. Através de uma Landing Page, que possibilita o preenchimento de um formulário solicitando esses dados que você precisa, ele receberá o material. Com essas informações sobre o seu cliente, você poderá continuar nutrindo ele para que se aproxime cada vez mais do seu negócio.

Relacionar-se com os leads

Aqui ainda estamos no meio do funil. Você já converteu o possível cliente em lead, ou seja, você já tem os dados de contato dele. Você continua se relacionando com ele através do seu site, blog e mídias sociais, mas nesta etapa entra um meio de comunicação mais personalizado: o e-mail marketing.

Com a ferramenta você pode comunicar o seu cliente sobre lançamentos, promoções, assim como enviar a newsletter do seu blog caso ele tenha perdido alguma publicação. O mais bacana do e-mail marketing é você poder personalizá-lo. Aplicando apenas uma variável, você consegue colocar o nome de cada cliente em um e-mail para ele, sem frases genéricas como “Caro cliente”.

Converter em clientes

Este é o final do funil. Aqui todo o trabalho de produção de conteúdo fica mais palpável e o da equipe de vendas, facilitado. Após a nutrição feita, se o cliente realmente quiser comprar o que a sua empresa oferece, então provavelmente ele entrará em contato com você.

Outra maneira de fechar a venda é não esperar que o cliente vá até você, mas fazer um contato com ele, questionando, por exemplo, se ele precisa de alguma ajuda com determinado assunto. Aqui é a hora em que você mostra os diferenciais da sua empresa para que o cliente solucione o problema dele e feche a venda com você.

Avaliar

Após o cliente ter passado por todas as etapas do funil de vendas chega a hora de avaliar o desempenho das suas ações Inbound Marketing. Ferramentas como o RD Station permitem uma análise completa de ações em mídias sociais e e-mail marketing.

Estas análises irão mostrar em números como anda o desempenho das suas ações, se elas estão indo pelo caminho certo ou podem ser melhor trabalhadas.

Esses processos permitem que você tenha um contato mais aproximado com o seu visitante. Com o conteúdo certo ele se tornará um cliente e (porque não?) um evangelista da sua marca, aquele que fala super bem de você e ainda indica o seu produto ou serviço para outras pessoas! Quer saber mais sobre o Inbound Marketing para a sua empresa? Entre em contato conosco! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.