O que são leads?

Empresas enfrentam desafios todos os dias. Um deles é atrair novos clientes. Em se tratando de Inbound Marketing, o objetivo é gerar contatos capacitados para a compra, ou seja, gerar clientes. Neste post vamos falar sobre essas pessoas tão essenciais para a vitalidade de um negócio: os leads.

O conceito de lead é bem fácil de entender. Vamos pensar na seguinte situação: você produziu um eBook com informações relevantes sobre determinado assunto. Neste material há conteúdo de qualidade e de grande interesse do seu público. Você lança esse material no seu site, blog, mídias sociais e e-mail marketing. Para a pessoa baixar esse conteúdo, basta ela preencher um formulário com nome e contatos. Pronto. Este é o lead: qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. O lead também pode ser alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Um lead pode estar em qualquer lugar. Ele pode já ser seu seguidor em alguma mídia social. Ele pode estar pesquisando na web sobre algum assunto relacionado ao seu negócio, por exemplo. É preciso fisgá-lo com o conteúdo certo, pois o lead é aquela pessoa que está no topo do funil de vendas. A partir do momento em que você consegue colher os contatos, como e-mail e telefone, você pode começar a trabalhar outros conteúdos com o lead, para que ele se torne um prospect, ou seja, alguém capacitado para a compra e, além um customer, finalmente um cliente.

No Inbound Marketing não basta você angariar uma vasta lista de contatos se deixar ela parada. Para os leads avançarem no funil de vendas, é necessário que ocorra um gerenciamento e nutrição desses contatos. Além de poder segmentar essa lista em diferentes personas, você deve criar conteúdo personalizado para elas. É esse conteúdo que vai levá-la até o ato da compra.

Então, o gerenciamento dos leads vai desde a etapa de aquisição, passando pela coleta de dados de contato, a segmentação e a nutrição de leads, chegando às vendas e à fidelização dos agora clientes. Por fim, o Inbound Marketing nos permite a mensuração de resultados. Mas isso é assunto para outro post. Até mais!

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