O foco do Inbound Marketing é fechar negócios. Entenda os diferenciais!

O oxigênio de uma empresa é a atração de clientes. Pela perspectiva do Inbound Marketing atrair novos clientes não se limita a um indicador da sustentabilidade econômica das empresas, nem a resultados pontuais de uma campanha de publicidade para posicionar marcas, produtos e serviços. No Inbound Marketing a atração de clientes é uma constante, o começo, o meio e o fim do trabalho. E por isso vai bem além de um ótimo cartão de visitas ou de uma proposta bem alinhada.

Inbound Marketing significa marketing de entrada, ou seja, fechar negócio. É seguir o caminho de interações e insights do marketing digital, com base em uma metodologia que visa antecipar o seu momento de compra para quando o seu cliente ainda nem pensou nisso. Talvez ele nem conheça sua empresa, mas o processo Inbound já está com a isca pronta, fazendo da navegação dele uma oportunidade de vendas para a sua empresa. Isso porque o centro do Inbound Marketing não é falar da empresa apenas e sim fazer parte do comportamento do consumidor na web.

É bem simples de entender. O consumidor quer saber mais sobre um determinado assunto, se interessa sobre um tema específico, quer saber sobre algo que faça sentido e sirva para saciar suas necessidades. Vai informando-se e descobrindo mais sobre o que precisa. Começa a entender mais sobre seu próprio problema e assim também começa a vislumbrar uma possível solução. Repare que não foi a mensagem que interrompeu o momento do cliente em potencial, como quando olhamos uma revista ou na hora do comercial ao assistir televisão. Foi o próprio consumidor que foi pesquisar na internet pelo desktop ou no smartphone. E é nessa hora que surge a oportunidade para a sua empresa. É nessa hora que o Inbound Marketing aparece como um raio de sol na vida do seu potencial cliente e na carteira de clientes da sua empresa.

Produzindo conteúdos para a Jornada de Compra do seu potencial cliente

Se você atrai clientes você multiplica as oportunidades de fechar vendas. E se você atrai clientes você começa o processo de Inbound Marketing, que é estruturado pela Jornada de Compra. Veja na imagem:

Produzir conteúdos para a Jornada de Compra do seu potencial cliente, dentro do processo Inbound, é acompanhar ele no processo de aprendizado e descoberta, reconhecimento de que tem um problema para resolver, quando ele começa a considerar uma solução e finalmente a decisão de compra. Quando ele já tem certeza que o seu produto ou serviço é essa solução ideal para a situação atual dele. Em cada etapa, o conteúdo vai ajudando o consumidor a entender um pouco mais sobre como resolver um problema. Vai ajudando a tomar uma decisão assertiva com base em informações úteis, além de estabelecer um contato com o seu blog, site e sua marca.

Tudo isso bem antes do consumidor procurar o vendedor. E quando toma essa decisão, o trabalho da equipe de vendas já está em andamento e facilitado, porque ele já tem uma boa ideia sobre seus produtos e serviços e sobre como a sua oferta pode ajudar, como pode ser uma solução viável. O trabalho do vendedor fica sendo atuar na etapa de decisão de compra. Não precisa trabalhar com um pacote amplo de informações. Portanto, além de atrair mais clientes você também pode trabalhar para diminuir o ciclo de compra na sua empresa.

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