Gutenberg – o novo editor de textos do WordPress para sites

Você já conhece o Gutenberg – novo editor de textos do WordPress? Neste artigo, nós vamos apresentar ele para você e explicar quais são as principais vantagens e afinal, o que ele trouxe de diferente para a nova versão da plataforma. Vamos lá?

O que é o Gutenberg

O Gutenberg nada mais é do que um plugin de edição de texto que foi implementado ao WordPress após a atualização de agosto de 2018. A versão (4.9.8) disponibilizou diversas novidades para os usuários e essa, certamente, foi a maior delas. 

Após o lançamento da versão 5.0, o Gutenberg veio como o editor padrão do WordPress, sendo uma grande iniciativa da plataforma, possibilitando aos desenvolvedores diversas novas oportunidades de plugins e temas.

Vantagens do Gutenberg para o site

Além dos diversos plugins e temas que surgiram com o Gutenberg, o editor abriu novas possibilidades para a plataforma, como a chance de os usuários comuns criarem sites com layouts mais personalizados. Entretanto, seu principal diferencial está no formato com que ele constrói os textos. O Gutenberg utiliza blocos como ferramentas para a montagem dos conteúdos.

Esses novos blocos são bem parecidos com os antigos, contendo textos, imagens, galerias, imagens de heróis, incorporações de serviços correspondentes e muito mais. Além disso, eles podem ser facilmente criados e customizados de acordo com o próprio tema do site. Ou seja, isso quer dizer que o WordPress está muito mais visual, oferecendo aos usuários mais liberdade para criar layouts com maior apelo visual em design e melhor interação.

O mais interessante é que o Gutenberg está possibilitando aos usuários uma edição mais simplificada dos conteúdos, além de oferecer uma diagramação melhor das páginas na web. Já com os blocos padrões é possível que você insira áudios, colunas, títulos, imagens grandes, botões e outras funcionalidades de maneira muito importantes para gerar bons resultados nos negócios. Sem falar que você consegue realizar todas essas alterações sem afetar os códigos escritos pelo programador e sem precisar implementar códigos complexos.

Desvantagens do Gutenberg para o seu site

Com inúmeros temas e plugins, alguns desenvolvedores demonstraram preocupação com a possibilidade da compatibilidade retroativa se tornar um problema no futuro. Isso porque o WordPress terá diversas atualizações pela frente e as chances de a compatibilidade com versões anteriores falhar poderá ser grande. A acessibilidade do Editor Gutenberg também preocupa e, além disso, apesar de ele ser uma ferramenta mais fácil de usar, alguns programadores alertam para o risco de alguns principiantes terem problemas para utilizar o recurso.

Seu site com mais liberdade

Apesar dos prós e contras do novo editor do WordPress uma coisa é certa: o Gutenberg vai trazer mais autonomia para os usuários. Se antes você precisava se prender em layouts padrão com pouca possibilidade de modificações, agora é possível customizar todo o conteúdo de acordo com o seu tema e objetivos de negócios e isso, certamente, é uma das grandes vantagens desse novo formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.