Como o Marketing de Conteúdo pode criar engajamento com os sócios do seu clube.

Você sabe como promover o engajamento com os sócios do seu clube, melhorar o relacionamento e tornar os associados mais próximos e conectados?! Pois é exatamente isso que o Marketing de Conteúdo pode fazer por você. Produzir conteúdos relevantes que geram valor para as pessoas que acompanham sua marca tem sido a principal a estratégia utilizada pelas áreas de relacionamento das instituições. Isso porque entender a diferença entre o que a organização oferece e o que os seus associados precisam se tornou fundamental nessa aproximação entre clube e associado.

 

Com a expansão do meio digital ficou cada vez mais evidente a necessidade de desenvolver estratégias que captam e humanizam o relacionamento da entidade com as pessoas que interagem com os benefícios oferecidos. Por esse motivo, investir em técnicas que contribuam para essa finalidade é uma tendência do mercado. Como revelam dados da edição de 2018 da Content Trends onde mostram que 73% das organizações brasileiras já adotaram essa metodologia. Mas, afinal de contas, quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo? E como ele pode ajudar clubes sociais a estreitarem ainda mais sua relação com os associados? Neste artigo vamos apontar como você pode organizar uma estratégia de relacionamento através do Marketing de Conteúdo e deixar os associados conectados com tudo o que está acontecendo no clube e muito mais que isso, torná-los mais participativos e aumentar a satisfação deles com relação às atividades oferecidas, utilizando canais digitais.

 

Defina as personas/sócios do seu clube

 

Como você está atendendo os associados do clube?! O primeiro passo é segmentar os associados em personas. Isso porque cada público requer um tratamento específico, de acordo com suas expectativas. Todo o associado espera usufruir ao máximo dos benefícios oferecidos pelo clube. Portanto, oferecer uma linha editorial geral sobre tudo o que está acontecendo não basta. Essa é a comunicação institucional, diferente da comunicação que tem por objetivo atender melhor e promover a satisfação do cliente/sócio, além de maior participação e interação nos canais digitais, site e mídias sociais.

 

Vamos lá. Defina cada público. Praticantes de natação, infantil, adolescente, e adulto, praticantes de ginástica, basquete, enfim, todas as modalidades. Defina os públicos que participam de atividades sociais, como eventos e festas que estão no calendário anual. Veja também os projetos sociais e todas as outras atividades que são oferecidas pelo clube. Aqui você vai fazer um mapeamento sobre quem são as personas que você tem de atender cada vez melhor. Lembramos que atender melhor os seus associados geram indicações para novos sócios.

 

São muitos os públicos, tudo bem. Selecione os principais, aqueles que são mais importantes para o clube, seja por que apresentam um número maior de sócios envolvidos, seja por que são mais estratégicos, como modalidades de esporte, que podem inclusive projetar a boa reputação do clube. Identifique qual o tipo de trabalho que você está fazendo hoje. Depois disso chegou a hora de definir estratégias para engajar esses públicos e provocar mais participação e envolvimento.

 

Crie as estratégias de conteúdo para engajar

 

Agora que você já definiu e segmentou seu público, você precisa criar estratégias que facilitem e aproximem seu relacionamento com seus associados. Para isso, é fundamental que você entenda as necessidades de cada um. A partir daí você vai começar a desenvolver soluções que suprem as carências dos sócios. Por exemplo, se o seu clube costuma organizar ou participar de eventos em diferentes modalidades, é interessante você cobrir esses acontecimentos e divulgar para seus associados. Dessa forma, eles conseguem acompanhar e se envolver ainda mais com o que está acontecendo na instituição.

 

No caso dos esportes, é legal você utilizar técnicas que inovem na sua afinidade com o sócio. Portanto, investir em programas de entrevistas com atletas ou até mesmo produzir vídeos com mini reportagens apresentando as modalidades e explicando o que é cada uma delas é uma ótima forma de você envolver os associados e possibilitar que eles participem e se interessem ainda mais pelos benefícios oferecidos pelo seu clube.

 

O e-mail marketing também é uma ótima estratégia para você aumentar o engajamento. Elaborar conteúdos relevantes que apontem novidades dentro do clube, orientações sobre determinados temas abordados pela instituição ou solicitar a opinião do associado por meio de enquetes e formulários são formas de você interagir diretamente com seu público e melhorar o relacionamento. Mas é importante deixar claro que além dessas que citamos, existem muitos outros formatos possíveis para você engajar ainda mais seus sócios. O processo de pensar o planejamento depende de inúmeros fatores que precisam ser estudados com cautela e responsabilidade.

 

Defina os canais para a publicação do conteúdo

 

Depois de você definir quais caminhos percorrer para engajar o seu público, você precisa escolher quais meios você vai utilizar para levar esses conteúdos para seus associados. Afinal de contas, de nada adianta você produzir um conteúdo interessante e bem estruturado se você não divulgar e colocar esses materiais para circular. Por isso, é muito importante que você tenha em mente que a internet e as redes sociais são fundamentais nesse processo. Investir no Site ou Blog do clube, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, entre outros canais, é essencial e facilita nesse trabalho.

 

Em casos de vídeos, você pode optar pelo Facebook, Canal do Instagram, o IGTV e o Youtube. Essas são as principais ferramentas que trabalham bem esse formato. Em casos de conteúdos escritos e fotos, Sites, Blogs e o Facebook são opções mais adequadas. Adaptar o seu conteúdo aos formatos corretos ajuda você a direcionar melhor a entrega do que você produziu.

 

Faça um Calendário Editorial

 

Nessa etapa do processo você precisa, acima de qualquer coisa, compreender a diferença que um calendário editorial pode fazer para promover o engajamento dos sócios do seu clube e de toda a comunidade. Manter uma frequência de postagens e de produção de conteúdo direcionado para o seu público é tão importante quanto produzir. Entenda: se você posta uma ou duas vezes materiais sobre determinado tema ou assunto e seu associado se interessa por aquilo, é muito provável que ele vai interagir e aguardar por novos conteúdos. Se você não satisfaz essa vontade do seu sócio, criando e divulgando novos materiais, as chances de ele continuar engajando com suas postagens diminui e muito. Por isso é tão importante que você mantenha uma continuidade.

 

No Calendário Editorial você pode definir datas e horários para as publicações, pautas e os responsáveis pelas tarefas, sempre seguindo à risca esses agendamentos. Dessa forma, além de você conseguir entregar sempre novos conteúdos para o seu público, a organização e otimização do seu trabalho fica muito melhor.

 

Humanize o relacionamento para promover o engajamento

 

Aqui entra o que nós entendemos como o seu relacionamento direto com seus associados. É muito importante você entender a forma de comunicação que você precisa ter com os sócios. No caso de um clube, onde a premissa é oferecer lazer e entretenimento para pessoas, você precisa tratá-las fundamentalmente com mais proximidade. Ou seja, a comunicação institucional que você tem internamente com seus funcionários e parceiros não funciona da mesma forma com o seu público. A comunicação com eles deve ser a mais humanizada possível e isso inclui você manter um contato leve e direto. Afinal, sendo um clube você não precisa ter uma linha editorial como a de um jornal tradicional, por exemplo, onde as matérias são sempre sobre diferentes assuntos, de fontes diversas.

 

Para o clube, o ideal é sempre produzir conteúdo mais educativo e interativo, com uma linguagem mais humana e coloquial, buscando a aproximação com o público. Sempre desenvolva a empatia e se coloque no lugar do seu sócio. Buscar entender as necessidades dele e oferecer soluções em conteúdo é muito importante. A tarefa não é fácil, por isso coloque a mão na massa e defina estratégias humanizadas de comunicação com os seus sócios.

 

Conclusão

 

Antes de tudo é importante entender que essa estratégia necessita de planejamento para ser desenvolvida com qualidade. E que para isso, é preciso tempo para atingir resultados. No entanto, o retorno chega a ser de quase 2,6 vezes mais visitantes e 3,7 vezes mais possíveis clientes comparado aqueles que ainda não utilizam essa ferramenta.

 

Entre os benefícios que envolvem o Marketing de Conteúdo podemos citar o aumento no tráfego dos sites e redes sociais da instituição, maior reconhecimento da organização, aumento do engajamento com sua comunidade, orientação para o seu público oferecendo conteúdos relevantes para eles, redução do custo de aquisição de novos clientes, entre outros. Tudo isso é possível quando você investe em canais que possam interagir diretamente com o público com uma comunicação humanizada. No caso dos clubes sociais, desenvolver conteúdos para o blog da instituição, produzir vídeos sobre os serviços oferecidos, fortalecer as redes sociais da organização, entre outras técnicas dessa metodologia podem ampliar sua aproximação com sócios e ainda prospectar possíveis clientes. Mas lembre-se, tudo deve ser feito da forma adequada, visando tirar o melhor resultado das estratégias e alcançar objetivos bem definidos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.