As empresas ainda precisam entender a cultura do Facebook Marketing, segundo Camila Porto

Durante a nossa passagem por Florianópolis, para a cobertura do RD Summit 2017, conversamos com a Camila Porto sobre Facebook Marketing. Nesse rápido bate papo ela comentou sobre a experiência com pequenas empresas na rede social. Destacou a importância do conteúdo para chamar a atenção dos consumidores no Facebook e ressaltou a necessidade de captar informações dos potenciais clientes, como telefone e emails para facilitar a relação entre a empresa e seus públicos de interesse.

Pouco investimento para começar a ter resultado
e desconhecimento sobre os recursos do Facebook

Na opinião da especialista em Facebook Marketing, Camila Porto, o Facebook é a rede social mais democrática para as pequenas empresas, porque necessita de pouco investimento para começar a gerar resultados. “Estou vendo muitas pequenas empresas aprendendo a usar o Facebook para começar a ter resultados. São empresas dos mais diversos segmentos, que com pouca verba já conseguem ter resultados no Facebook”, conta Camila.

Mesmo com a adesão por parte das pequenas empresas, Camila Porto alerta que ainda tem muita gente que não conhece todos os recursos do Facebook. “Muita gente desconhece as ferramentas e as possibilidades de promoção que a rede social oferece, não sabe que dá para criar anúncios, não sabe que é possível segmentar públicos. Ainda temos uma escalada grande ao que diz respeito à educação das pequenas empresas”, aponta ela..

Relacionamento faz parte do processo de venda

“A venda é um processo de relacionamento”, diz Camila. Processos de geração de conteúdo, relacionamento e engajamento fazem parte da venda. “Você não consegue vender para alguém que nunca te viu”, acrescenta. Para a especialista, grande parte das empresas ainda não entenderam que a venda não começa quando o consumidor dá o dinheiro para receber um serviço ou produto. “Seguir um processo de vendas é universal em qualquer canal, seja o Facebook ou outros. A venda é um processo de construção, alguns conseguem resultados mais rapidamente, mas estabelecer um processo de vendas com base em relacionamento é preciso”, esclarece Camila.

A geração de conteúdo é importante para a coquista de um número maior de clientes

A geração de conteúdo é o elemento que permite às empresas conquistar um número massivo de potenciais clientes com o tempo. O primeiro ponto que precisa ser entendido é que é necessário um trabalho diário, o resultado não acontece da noite para o dia, mas vem utilizando a metodologia de venda com foco em relacionamento. Segundo Camila Porto, normalmente a venda no ato acontece para aquele público que tem uma demanda muito urgente, mas para a conquista de um público de clientes realmente a produção de conteúdo gera mais resultados.

“Eu falo para os meus alunos que ninguém entra no Facebook para comprar nada. As pessoas entram no Facebook para falar com a família ou com os amigos. O Facebook é um canal de descoberta. Quando a pessoa está se relacionando com os amigos, acaba descobrindo uma página de empresa e assim a marca começa a fazer parte da vida daquela pessoa”, diz. “Quando a pessoa quer comprar alguma coisa ela vai lá no Google e pesquisa, então o Google já é uma ferramenta diferente, mas o Facebook ajuda muito a vender, porque você pode aumentar muito a visibilidade da empresa”, fala Camila.

A cultura do Facebook Marketing ainda precisa ser entendida.

Camila Porto diz que as pequenas empresas ainda não estão ligadas em formar uma base de potenciais clientes através do Facebook. “É uma cultura, tem muita empresa que não trabalha com email, não coleta nenhum dado do seu cliente, não tem uma plataforma para lidar com dados como um CRM. Os meus alunos não estão ligados na importância da construção dessa base, como números de telefones, emails e outros dados. Usar o Facebook para construir a própria base de potenciais clientes é bem importante”, conta. “As pessoas que passam por todas essas etapas que eu citei conseguem gerar mais leads qualificados”, explica. “As pessoas querem informação e entretenimento nas mídias sociais, se você entender isso, com certeza vai conseguir maior proximidade com o seu cliente”, comenta Camila Porto.

Veja a entrevista com a Camila Porto, no RD Summit 2017:  

Camila Porto – Facebook Marketing

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