Aprenda como estipular metas

Ao longo da minha carreira como consultora de empresas percebi a dificuldade dos empreendedores em estipular metas, definir prioridades e delegar. Talvez a falta de consciência da importância de se ter um caminho a ser seguido e planejado possa ser um dos motivos.

E, muitas vezes, o montante de ideias e ações a serem feitas no dia-a-dia acaba por bloquear nossas atitudes. Então resolvi compartilhar uma ferramenta simples e muito usada em qualquer ambiente, setor, porte de empresa e até mesmo na vida pessoal! É um plano de ações chamado de 5W2H, representada pelas siglas em inglês discriminadas abaixo:

5 W

What (o que será feito?)
Why (por que será feito, motivo, benefícios?)
Where (onde será feito, local, departamento?)
When (quando, qual cronograma?)
Who (por quem será feito, responsável pela ação?)

2H

How (como será feito, quais atividades, processos?)
How much (quanto vai custar ou quantidade?)

A intenção é que as metas sejam formalizadas e documentadas, isso torna mais assertivo qualquer ação e também faz com que não sigamos outros caminhos devido à falta de priorização. Auxilia no engajamento e contribuição da equipe que pode ser convidada a definir as ações e seus respectivos responsáveis. Coloque as ações na ordem de prioridade de cumprimento e pense em ações de curto prazo, opte por preencher de 3 a  5 ações, no máximo.

Importante:

O ideal é que a ferramenta esteja num local bem visível e se faça uso de post -its, pois torna  muito mais fácil seu preenchimento. Mas se não for possível, pode ser inserida numa simples planilha impressa ou on line.

O que deve ser evitado para melhor desempenho do 5W2H:

  • Prazos muito extensos de conclusão das ações;
  • Falta de comunicação com os envolvidos/responsáveis;
  • Revisão periódica do andamento do cronograma;
  • Falta de ajustes, sempre que necessário;
  • Falta de detalhamento nos campos de preenchimento;

Existem muitas outras ferramentas disponíveis, o importante é que essas ferramentas de gestão sejam usadas e auxiliem no estabelecimento de metas e indicadores no seu negócio. Com certeza fará muita diferença no desempenho do seu negócio.

Lembre-se que é preciso se organizar para crescer, as metas não necessariamente precisam ser comerciais, às vezes, um processo que precisa ser implementado, a criação de um novo canal de comunicação, algum estudo para melhorar o desempenho, para citar como exemplos, podem fazer parte de ações de um 5W2H. Então reflita nas inúmeras ações que estão pendentes e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.