7 Motivos para refazer o site da sua empresa

Se você pensa em refazer o site da sua empresa ou mesmo criar um primeiro do zero é preciso entender os conceitos do marketing digital que têm potencial de fazer a diferença no seu negócio, na forma de você ver e atuar na sua empresa. Preparamos 7 motivos para você não apenas fazer um novo site, mas também renovar seus objetivos e expectativas quanto ao marketing digital. Veja!

1) O site como gerador de negócios

O modelo do marketing mudou com o marketing digital e o papel do site da empresa também. Atualmente não basta apenas ter um site na internet. É preciso que o site seja um gerador de negócios. E como fazer isso? Primeiramente é preciso dizer que gerar negócios na era da Economia da Atenção não é partir para o discurso comercial. Bem pelo contrário. Antes da ação comercial você precisa ter muito relacionamento com o potencial cliente com base no oferecimento de informações. Os conteúdos oferecidos pela sua empresa devem criar um ambiente de resolução de problemas, de aprendizado, de utilidade.

Esses conteúdos podem estar em um blog, ebook, white paper, vídeo, podcast, webinar, newsletter, revista digital, informativo, hotsite ou outros formatos. Você ajuda o lead a solucionar problemas, a ampliar o nível de aprendizado e ele dá atenção a sua empresa em troca. Compartilha informações pessoais, email, telefone e permite que a sua empresa aprofunde o conhecimento sobre ele e o relacionamento com ele.

Essa proximidade vai muito além do efeito de propaganda de marca pura e simples. A ideia é colocar em prática a grande métrica, que é ser útil para o seu lead e potencial cliente. Se você fazer isso vai abrir muitas oportunidades de novos negócios e até de negócios recorrentes com clientes que já estão na sua carteira.

2) O site como guia para o consumidor na Jornada de Compra

Se o seu site está desenhado para gerar negócios, ele precisa conduzir o consumidor pela Jornada de Compra. Apesar da expressão Jornada de Compra ter cunho bem comercial, também não significa tirar um orçamento de vendas logo de início ou o mais rápido possível. Talvez essas expressões com apelo comercial possam confundir um pouco.

E aqui é preciso entender que conduzir pela Jornada de Compra não é tirar uma proposta comercial ou entrar com um discurso de venda. Vai muito além disso.

As etapas são Descoberta e Aprendizado, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução, Avaliação e Compra. Cada etapa pede conteúdos diferentes, direcionados para resolver problemas dos leads de acordo com o seu momento na Jornada de Compra, com o seu nível de conhecimento sobre o mercado, sobre o próprio negócio, sobre o seu público alvo, o tipo de soluções que pode oferecer, sobre o cenário de negócios ou sobre todo o tipo de ajuda que a sua empresa pode oferecer para ajudar no crescimento do negócio desse lead.

Não adianta falar do produto – etapa Avaliação e Compra – para o consumidor que está na etapa Descoberta e Aprendizado. Você está deixando de estabelecer relacionamento de longo prazo com esse lead. Pensando o site com foco a Jornada de Compra o contato com o lead – o consumidor – é muito maior. Ele vai acessar o seu site por muito mais vezes, ficando próximo da sua empresa e marca.

3) Encontrabilidade. Conteúdo e tecnologia a favor da sua empresa

Com conteúdos para atrair o potencial cliente e conduzir ele pela Jornada de Compra, seu site agora tem um grande potencial para desenvolver as qualidades técnicas do marketing digital. O SEO – Search Engine Optimization – aqui ganha papel de protagonista. Ao realizar o mapeamento inicial de SEO o site da sua empresa alcança um melhor aproveitamento desses conteúdos nos buscadores como o Google e isso aumenta os cliques dos potenciais consumidores, gerando mais oportunidades de relacionamento e vendas.

As ferramentas de marketing digital como o Google estão em constante mudança e por isso é importante você ter um SEO na sua equipe de marketing, para realizar análises periódicas, tanto para produzir os conteúdos como para atualizar o site. Você vai estar sempre atualizando e aperfeiçoando o seu site, sim, mas com isso a geração de oportunidades também vai aumentar e o efeito é a atração e o engajamento dos propects com a sua marca.

4) O site como autoridade no seu mercado

Seguindo a lógica do Marketing Digital e Marketing de Conteúdo temos aqui uma posição almejada por muitas empresas, a autoridade de mercado. Isso acontece quando sua empresa já sabe atrair potenciais clientes com conteúdos, já tem uma boa oferta de conteúdos para sanar uma variedade de problemas e questionamentos dos leads e também quando já tem um bom trabalho de SEO, para que os conteúdos sejam encontrados nos buscadores como o Google. Aqui você está unindo produção de conteúdo, uma boa distribuição desse conteúdo com o objetivo de conquistar a confiança de uma fatia grande do seu público no mercado.

Os consumidores começam a perceber que você aborda diversos tipos de problemas enfrentados por eles no dia a dia que tem o seu site como uma fonte confiável de informações, como uma ferramenta para a tomada de decisões no ambiente de negócios. Então eles acessam o seu site para ganhar conhecimento. Simultaneamente isso aumenta o relacionamento deles com a sua marca e a confiança na sua empresa, visto que você está com atenção total nos problemas deles e eles estão tendo resultados sem nem falar com você.

Perceba que ganhar autoridade é muito importante, abre muitas portas, mas ainda não é uma ação de venda. Percebeu a mudança de cultura no relacionamento com os possíveis clientes?

5) Antecipando a venda com o site

Se você atrai o cliente e resolve os problemas deles, com o aumento de interesse sobre diversos assuntos do mercado e de negócios, com o aumento de confiança na sua marca, eles vão querer saber dos seus produtos e serviços. Aqui você pode disponibilizar um tutorial detalhado sobre produtos e serviços, que pode conter imagens e vídeos. Isso vai aumentar ainda mais o interesse do lead na sua empresa. Pode inserir oportunidades para teste do produto ou uma breve consultoria grátis. O objetivo aqui é antecipar a ação de vendas, aumentando ainda mais o interesse e conhecimento do potencial cliente.

O conceito aqui é simples, mas muito importante. Você está ajudando sua equipe de vendas, porque o seu prospect já chega com um repertório excelente de informações sobre o mercado e negócios, sobre o seu produto e serviço e sobre a sua marca, assim seus vendedores podem focar em conteúdos mais específicos, otimizando a ação de vendas. Os vendedores ficam mais qualificados e ganham performance porque não precisam explicar todo o tipo de procedimento ou informação para os prospects. Aqui você começa a trabalhar a venda consultiva e as métricas de vendas.

6 ) Mobilidade

Se você é tão útil para os consumidores por que não disponibilizar as informações que você produz a qualquer hora e em qualquer lugar, com mais qualidade e segmentação? Sim o site mobile pode oferecer ainda mais funcionalidades para os leads, trabalhando demandas mais específicas e segmentadas. Novos conteúdos podem ser trabalhados para envolver ainda mais o seu prospect e porque não, aqueles que já são seus clientes. O marketing global é cada vez mais mobile e você precisa prestar atenção nisso. Mas não apenas para entrar na onda da tecnologia. Você precisa pensar de forma mais holística. Precisa pensar um projeto de tecnologia e conteúdo que realmente vai fazer a diferença no dia a dia dos seus clientes. Sua empresa tem muitas oportunidades nessa área!

7 ) Inteligência de Dados

Você está muito bem posicionado e precisa manter essa conquista tão importante para os negócios e para sua marca. Por mais que você não tenha feito isso direito ainda ou não tenha dado tanta atenção, chegou a hora de dar foco na inteligência de dados, de otimizar ao máximo essa ciência para tirar insights para o negócio, conhecer o seu público consumidor e o comportamento dos seus clientes já conquistados.

Você vai precisar de ferramentas específicas e profissionais qualificados nessa área para seguir o crescimento da sua empresa. Mesmo que você tenha que investir para analisar tudo o que o seu site desktop e o seu site mobile estão gerando em negócios e insights, os resultados serão satisfatório porque você vai entender melhor como direcionar suas ações de marketing. E aqui as inovações estão são uma constante. Aproveite!

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