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5 motivos para começar com o marketing digital no seu consultório ou clínica!

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A área médica vem passando por profundas transformações nos últimos anos. Ao que se refere à conquista de pacientes, os profissionais de saúde contam com novas ferramentas com grande potencial de atrair novos clientes. É neste cenário que se insere o marketing digital para a área da saúde.

Muitos profissionais do setor têm se destacado no mercado, com a construção de novas formas de relacionamento com seus pacientes, como interação nos perfis de redes sociais e a construção da presença online, com sites e blogs, com artigos e vídeos, com excelentes informações, bastante úteis para seus potenciais pacientes.

Neste artigo, você confere 5 motivos para começar com o marketing digital no seu consultório ou clínica e fazer parte deste movimento positivo para profissionais e pacientes.

1 – Atrair pacientes a partir das pesquisas online deles

Um estudo internacional realizado em 2011 pela London School of Economics (LSE), mostrou que desde aquela época, 8 em cada 10 brasileiros buscavam informações de saúde na internet. Estes dados ajudam a entender a relevância de estar presente no ambiente digital para ampliar seja qual for o seu negócio.

Nos últimos anos, este processo de convergência para o digital já era perceptível no comportamento dos usuários na internet, e ganhou ainda mais potência com o surgimento da pandemia do novo coronavírus em março de 2020. Para dar continuidade nos negócios, diversos segmentos tiveram que se adaptar ao novo cenário global e aceleraram o processo de imersão digital nas empresas.

Nunca foi tão importante buscar atender às demandas da nova forma de buscar serviços e atendimentos na área da saúde. A escolha de um profissional da saúde, que antes era feita na base de indicações, hoje é feita pelas avaliações do Google, conversas nas redes sociais, busca por informações em blogs e interação com um site com navegação amigável para ser acessado na palma da mão.

2 – Manter um canal aberto entre médico e paciente

Este novo tipo de acesso a conteúdos da área saúde, tem o potencial de manter um canal aberto entre o médico e paciente. Ao pensar que os pacientes estão constantemente conectados à internet, o profissional pode aproveitar estes ambientes para manter um diálogo aberto, que pode começar com uma abordagem mais ampla, até o desenvolvimento de um relacionamento personalizado.

Ao explorar as potencialidades de cada rede social com informações confiáveis, se posicionando como um especialista e influenciador, o profissional da saúde coloca algoritmos e comportamentos dos usuários a favor dos seus objetivos de trabalho. Isso porque, de forma rápida, os pacientes podem ter acesso a conteúdos relacionados às dúvidas que eles têm sobre temas relacionados com a própria saúde.

3 – Criar conteúdos de referência na sua área de atuação

Com a democratização da informação, os pacientes passaram a ter maior participação e autonomia frente às decisões sobre temas relacionados à saúde ou ao próprio tratamento, justamente pela facilidade em encontrar informações na internet. Com isso, cada vez mais os consultórios recebem pacientes mais exigentes e com a informação na ponta dos dedos.

Quando o paciente entende por completo seu problema, fica mais fácil convencê-lo sobre qual o melhor tratamento a ser adotado e ele aprende a gerenciar melhor o autocuidado. Ter destaque em seu mercado de atuação exige dedicação. E o resultado disso será o reconhecimento pelo seu serviço, a fidelidade dos seus pacientes e, por consequência, o aumento da lucratividade do consultório ou clínica.

Com um trabalho continuado, a produção de conteúdos causa um efeito superpositivo e funciona como uma ferramenta de construção de confiança junto aos pacientes e da posição de referência no mercado. 

4 – Melhorar os resultados do seu consultório ou clínica

É como uma reação em cadeia, ao optar por incluir o marketing digital em seu consultório ou clínica, você está ampliando as possibilidades de potenciais pacientes te encontrarem através de alguma das suas ações nas redes online. Ao ganhar mais visibilidade, com a produção de conteúdo de qualidade, você consequentemente vai atingir mais pessoas e melhores resultados.

Com um consultor ou equipe de marketing digital qualificada, as ações nas redes sociais são orientadas para os objetivos de crescimento do consultório ou clínica. Apenas ter presença nas redes sociais e internet não é o bastante. É preciso atingir metas, que vão servir de base para a conquista de diferentes objetivos estratégicos, como aumentar o número de pacientes de determinado perfil, tornar mais clara a filosofia de trabalho do profissional da saúde, aumentar a percepção de empatia junto aos potenciais pacientes, entre outros objetivos que devem ser planejados pela equipe em alinhamento com o propósito do profissional.

O trabalho de marketing digital, realizado por pessoas especializadas no assunto, é guiado por ferramentas e analise de dados, o que valoriza o tempo do profissional da saúde, reduzindo incertezas e a insegurança causada por não dispor de conhecimento suficiente ou tempo para a atualização constante, requisito básico para o domínio das tecnologias digitais, que mudam rapidamente.

5 – Fidelizar pacientes

Outro motivo importante para implementar o marketing digital no seu consultório é a fidelização de pacientes. No mercado nós chamamos de retenção de clientes, satisfação e evangelistas. Cada uma dessas etapas são fases do processo de fidelização. Um simples email de feliz aniversário ou um lembrete de consulta, pode causar uma impressão de profissionalismo, isso falando nas estratégias mais básicas.

A fidelização de pacientes tem como objetivo fazer com que aquele cliente que costuma não fazer as revisões periódicas volte com mais frequência. E isso é bom para o profissional da saúde, que obtém melhores resultados no consultório ou clínica, e também para o paciente, que cuida melhor da sua saúde.

Quando o cliente se sente muito bem atendido, ela faz mais do que voltar. Ele indica para os familiares e amigos, porque sabe que quem recebeu a indicação vai agradecer mais tarde. E isso ajuda a construir um vínculo social saudável, com base na gratidão.

Por que implementar marketing digital em um consultório ou clínica?

Por meio do marketing digital bem executado, você consegue ampliar a lista de pacientes do seu consultório ou clínica e também contribui com a conscientização de pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. Além dos interesses econômicos, as tecnologias digitais e as teorias de marketing atuais trazem no conceito de comunicação em rede um propósito mais humanizado, que inclui a melhora da qualidade de vida.

Ajudar a resolver problemas com informações qualificadas e a credibilidade de profissionais da saúde especialistas, impacta diretamente na qualidade de vida individualmente e também na vida em sociedade. Portanto, trabalhar com marketing digital na área da saúde traz muitos benefícios, que vão desde o acesso às ferramentas de comunicação e marketing, cada vez mais disponíveis para os profissionais da saúde, até conceitos mais contemporâneos de relacionamento e convivência social.

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