10 Plugins do WordPress para melhorar a performance do seu site

Sabemos que o WordPress é um dos gerenciadores de conteúdo mais populares do mundo entre os desenvolvedores. Isso porque a ferramenta tem diversos recursos que ajudam você a melhorar seu site e a alavancar seu Marketing Digital. Um desses recursos são os incontáveis plugins disponibilizados pela ferramenta. Mas, afinal, você sabe o que são plugins? A Santo Conteúdo explica para você!

Na informática, o termo plug-in refere-se a todo e qualquer programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a uma plataforma web inicial, podendo adicionar novas funções. Eles não comprometem a funcionalidade do software e, normalmente, são leves e de fácil manuseio. Portanto, são ótimos para quem tem um programa favorito, mas precisa operar com funcionalidades que não são contempladas pela ferramenta em questão.  

Neste artigo, nós selecionamos 10 plugins oferecidos pelo WordPress que auxiliam você a impulsionar o seu negócio online e são ideais para adotar nas suas estratégias digitais. Confira abaixo!

WordPress SEO (by Yoast) para otimizar o site da sua empresa

É o mais famoso oferecido pela ferramenta e, justamente por isso, não poderia faltar nesta lista. O grande diferencial é que esse plugin permite que você configure completamente o SEO do site. Você consegue ajustar as opções de título, meta-descrições, meta-tags, taxonomias, Twitter Cards, Google Autorship, Facebook Open Graph, sitemap XML e conteúdo para RSS. Além disso, conta com o recurso de revisar seu artigo, apontando os pontos altos e baixos dentro dele.

Por essas razões, o WordPress SEO (by Yoast) é essencial para você melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca do Google, Bing ou Yahoo, ajudando a otimizar as palavras-chave corretas para você utilizar na sua estratégia.

W3 Total Cache para diminuir o tempo de carregamento do site

Se você busca melhorar o desempenho web, gerando uma melhor experiência e qualidade para os usuários, esse plugin é essencial. É uma ferramenta que permite aumentar a velocidade do site, armazenando todos os caches e melhorando o desempenho do servidor.

A aplicação reduz o tempo de download e fornece integração de rede de entrega de conteúdo transparente. Outros benefícios oferecidos são a redução no tempo de carregamento do site, melhorias no escore de otimização e uma economia de até 80% na banda larga. Inclua na sua lista!!

Akismet. Evite que o site receba spams

Quer prevenir o seu site de receber os indesejáveis SPAMS? Então você precisa começar a utilizar esse plugin! O Akismet é um serviço que filtra os comentários identificando tudo aquilo que for spam.

Como evita que você tenha o trabalho de apagar esses spams, o recurso foi adotado como um plugin padrão no WordPress desde a sua versão 2.0 e, atualmente, já vem ativado por padrão em todos os domínios criados na ferramenta.

Contact Form 7.  Segmente os contatos recebidos.

Os formulários de contato permitem que o processo de comunicação entre você e seus visitantes ou já clientes seja muito mais prático. Com a ferramenta Contact Form 7 esse diálogo fica ainda mais fácil, pois você consegue gerenciar diversos formulários de uma vez só. Isso porque o plugin organiza o site e personaliza o conteúdo de uma forma muito simples e intuitiva.

O mais interessante é que com essa funcionalidade você consegue configurar mais de um e-mail e adicionar um select no formulário, sendo possível escolher qual dos e-mails receberá a mensagem. Por exemplo, digamos que você tenha um e-mail para atendimento e outro para suporte e algum usuário mande uma mensagem específica de atendimento. Com esse recurso, você consegue direcionar a mensagem para o atendimento sem problema nenhum.

Flare. Compartilhe o conteúdo do seu site nas redes sociais

Que as redes sociais são hoje ferramentas indispensáveis na estratégia de marketing nós já sabemos. Por esse motivo, ter o site da sua empresa conectado com essas redes é muito importante, pois gera engajamento com seu conteúdo e a possibilidade de novos visitantes.

Nesse caso, adotar o Flare no seu site é indispensável. Isso porque o plugin oferece um serviço de compartilhamento em redes sociais. Também é possível escolher o posicionamento ideal dos botões, podendo ser no início do artigo, na lateral do blog ou no final.

E lembre-se, jamais menospreze essa ferramenta, pois é a partir dela que você consegue gerar interação com seu público e receber feedbacks do seu conteúdo!

WassUp Real Time Analytics

Normalmente quando criamos um site, o principal objetivo torna-se aumentar o seu número de visitas, correto? Para isso, utilizar plugins de estatística pode ser uma ótima ferramenta para você entender exatamente aquilo que o seu público está buscando.

Com o WassUp você consegue rastrear em tempo real seus usuários e analisar o histórico de atividades deles. Além disso, ele monitora palavras-chave, tempo e tipo de visita, número de usuários online e sua localização.

Mailchimp for WordPress

Se você ainda não utiliza o e-mail marketing como estratégia imprescindível para alavancar o seu conteúdo, você não sabe o que está perdendo! Utilizar esses endereços eletrônicos como forma de comunicação direta com seus clientes é fundamental. A principal vantagem são as altas taxas de conversão e índices de engajamento, que costumam ser maiores que em outros canais.

Por isso, utilizar o MailChimp é uma ótima ideia. Com essa ferramenta você consegue encaminhar seu conteúdo para uma lista exata de assinantes. E o mais interessante é que ele permite que essas listas sejam alimentadas automaticamente. Ou seja, o trabalho é todo feito pelo próprio programa.

Wordfence Security. Mantenha os hackers longe.

Hoje em dia, com todo o desenvolvimento tecnológico e com as diversas possibilidades de invasão em sistemas eletrônicos que ocorrem, garantir a segurança do seu site é fundamental.

Para isso, adquirir o plugin Wordfence ajuda a rastrear códigos WordPress e identificar alterações suspeitas que possam ter sido feitas na sua página. E o melhor: as correções são feitas imediatamente, sem complicações.

JetPack. Diversos recursos para o site.

Esse plugin também é considerado um dos mais populares disponibilizados pelo WordPress. Dentre os benefícios oferecidos por essa ferramenta estão: centenas de temas profissionais para qualquer tipo de site, ferramentas de personalização intuitivas e eficientes, dados analíticos e estatísticas do site, publicações automatizadas e programação com antecedência desses posts, entre outros.

Basicamente, o programa funciona como uma espécie de ligação ao WordPress.com.

Disqus. Permita que o seu público interaja com você.

Permitir a interação dos seus visitantes na sua página por meio de comentários, dúvidas e discussões de ideias é uma técnica que traz credibilidade e profissionalismo ao site. Para isso você precisa de uma ferramenta capaz de possibilitar esse tipo de engajamento de forma simples e fácil.

O Disqus é um plugin de gerenciamento de comentários e ele notifica diretamente para os proprietários do site quando algum comentário é adicionado. A principal vantagem é que você consegue responder os comentários pelo seu e-mail, sem haver a necessidade de se conectar com o WordPress para fazer isso.

Agora é só customizar o site da sua empresa 🙂

Utilizar os plugins no site da sua empresa faz a diferença na sua estratégia digital. Esses aplicativos aumentam a qualidade e a eficiência da sua operação, além de oferecer uma melhor experiência para os usuários e clientes.

Com as dicas de plugins  que citamos, o próximo passo é escolher as aplicações que mais se encaixam no site do seu negócio. É importante dizer que além dessas opções existem inúmeras outras para acrescentar funcionalidades oferecidas pelo WordPress. Essas são apenas algumas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.